Dieta Low Carb: O que é e será que emagrece mesmo?

A Dieta Low Carb está em alta. Atual queridinhas das famosas essa dieta foi criada no século XIX para ajudar a tratar condições de obesidade, sobrepeso e outras doenças associadas.

Um dos primeiros registros sobre o assunto foi publicado em 1864, a Carta Sobre a Corpulência, de William Banting – mais de cem anos antes das diretrizes de alimentação atuais tomarem forma, dá para acreditar? Mas foi em 1972 que esse dieta criou forças através do livro “ A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins” escrito pelo Doutor Robert Atkins.

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O que é a dieta Low Carb?

Antes de observar a dieta vale rever que, um plano alimentar convencional, o consumo de carboidratos deve ficar entre 45-55% do total de nutrientes ingeridos todos os dias.

Nesta dieta low carb, dita como revolucionária, a ingestão diária de carboidratos permanece abaixo de 20% do total de calorias.

Quando pensamos nesse tipo de consumo e em todo o seu plano diário, o principal objetivo da dieta low carb é obrigar o corpo a utilizar gordura como sua principal fonte de energia na forma de corpos cetônicos que irão substituir a glicose obtida através dos carboidratos.

Essa dieta funciona? 

Basicamente, podemos dizer que as pessoas estão cada vez mais adotando este modelo low-carb porque se adaptam a ele.

Vale pensar que dois principais objetivos de uma dieta low-carb são extremamente ideias para um dia a dia saudável e ajudam a atingir qualquer tipo de meta de emagrecimento. Esses objetivos são:

1 – Tratar/curar doenças crônicas como diabetes e gordura no fígado

2 – Emagrecer com saúde.

Além de cumprir esses dois objetivos, a dieta low-carb traz vários benefícios auxiliares, como a melhora da sensibilidade à insulina, e uma maior saciedade.

Quais são os benefícios dessa dieta?

Os benefícios são visíveis quase de imediato. Estudos comprovam que, ao diminuir o consumo, principalmente dos carboidratos ruins (que contém glúten) há:

  • Controle da glicose sanguínea
  • Acelera o metabolismo
  • Carboidratos retêm água
  • Diminuição da vontade de comer doces

O que comer durante a dieta? 

Para ser 100% eficaz consuma apenas os alimentos permitidos, que são:

Proteína de alto valor biológico

Carne vermelha magra, peito de frango, peixes, ovos, whey protein isolado. Embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, peito de peru, etc.) são permitidos, mas deve-se ficar atento à quantidade de sódio (que promove retenção de líquidos) e de carboidratos nos rótulos.

Frutas com baixo índice glicêmico

Morango, cereja, amora e mirtilos.

Laticínios

Aqueles com alto teor de gordura contém menos carboidratos que os laticínios light, mas por outro lado são ricos em gordura saturada, que deve ser consumida com muita moderação. Creme de leite, cream cheese e parmesão são alguns dos laticínios permitidos na dieta low carb.

Gorduras boas

Nozes, azeite, óleo de coco, abacate, salmão, atum e sardinha.

Vegetais

Folhas verdes (couve, rúcula, alface, agrião, etc.) e vegetais não amiláceos (couve flor, rabanete, brócolis, alho poró, aspargo).

Outros

Maionese, leite de coco, frutos do mar, gelatina sem açúcar e adoçantes (sucralose e aspartame).

Bebidas

Café, chás sem açúcar (camomila, erva doce, etc.) e água sem gás.

Aproveite que, nessa dieta você pode se jogar nos low carb snacks. Eles auxiliam a digestão e o metabolismo, fazendo que que você tenha a saciedade e todo o sucesso que citamos acima.

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